sábado, 4 de outubro de 2008

Resumo do livro

Quando Mauricio Benjamin deu ao foca Ivo Cotoxó a missão de escrever sobre a morte de uma cabocla(Raimunda) mordida de cobra na área da região amazônica, o repórter teve ímpetos de assassiná-lo. Escrever sobre a morte de uma personagem anônima só podia ser mais um dos planos do invejoso e macabro chefe. Como havia o perigo de perder o emprego se desobedecesse a essa ordem, Cotoxó foi.
Local da morte: Benjamin Constant, Estado do Amazonas, na divisa com a Colômbia e o Peru. Roteiro da viagem: de São Paulo a Manaus; de Manaus a Tabatinga; de Tabatinga a Benjamin Constant, de barco, navegando pelo Solimões.
Ninguém podia imaginar que a morte de uma modesta cabocla, viúva, anônima, semi-alfabetizada, que extraia látex no meio da floresta, levantasse tanta polêmica nos meios nacionais e internacionais.
Com seu trabalho minucioso e persistente, Cotoxó revelou uma trama que ameaçou até governos. Além disso, descobriu aspectos bem desagradáveis da realidade brasileira de hoje, mostrando que, se há centenas de anônimos lutando em favor das questões ecológicas, há também organizações de “fachada” manipuladas por perigosos bandidos, cujo fim é o enriquecimento ilícito.
Depois de muito trabalho e muito esforço e com a ajuda de alguns amigos encontrados durante a trama, o jovem repórter conseguiu desvendar os culpados. Com isso, obteve o respeito de muitos que não acreditavam no seu potencial. Depois de tudo isso, finalmente, Cotoxó foi altamente reconhecido.

Nenhum comentário: